quinta-feira, 24 de junho de 2010

Basta a cada dia a sua própria dificuldade

"Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a sua própria dificuldade." (Mt 6, 33-34)


É muito fácil deixar que as preocupações do dia-a-dia encham a nossa cabeça e, o que é pior, o nosso coração. Sem percebermos, vamos permitindo que a universidade, o trabalho, problemas familiares, contas a pagar, e uma série de outras questões vão desviando o nosso foco, tirando os nossos olhos daquilo que realmente importa: Jesus.

Algumas vezes, até mesmo a nossa caminhada como Igreja parece nos pesar e questões burocráticas ocupam a prioridade da nossa dedicação a Cristo. Esquecemos da espiritualidade, da oração, do verdadeiro combustível. Buscamos tanto uma suposta perfeição, que não damos espaço à ação do Espírito Santo, o Paráclito consolador, o vínculo de amor que nos move em direção ao Pai.

Para que tanta aflição, irmãos? Afinal de contas, foi o próprio Cristo quem disse: "buscai primeiro o Reino dos Céus e tudo lhes será dado em acréscimo". Ou será que Jesus não iria cuidar daqueles que realizam a Sua obra? Que Pai não se preocupa com seu filho e cuida para que ele tenha tudo que lhe seja necessário?

Sejamos confiantes, irmãos. O Senhor não nos entrega uma carga maior do que poderíamos suportar. Ele sonda nosso coração, nos conhece desde o ventre materno, e está presente junto a nós todo o tempo. Se o fardo parece pesado demais, clama a Cristo, estende tua mão e Ele dividirá contigo as tuas dores.


"Não desista do amor, não desista de amar
Não se entregue a dor, porque ela um dia vai passar
Se a cruz lhe pesou e quer se entregar
Tal como o Cirineu, Cristo vai lhe ajudar"
(Pe. Fábio de Melo)


Quando ainda éramos todos pecadores, Cristo deu sua vida por nós. Não apenas quando se entregou na cruz, mas em todos os momentos daqueles 33 anos em que esteve por aqui. Ele é o Cordeiro de Deus, Aquele que se entregou por nossa redenção, lavou os nossos pecados com Seu sangue e nos chamou de amigos (Jo 15, 14-15), fazendo-nos também filhos de Deus. Ele fez de si a Oferenda Perfeita, e não pede de nós sacrifício algum, apenas que sigamos amando-nos.

Então, não esqueçam: "basta a cada dia a sua própria dificuldade". Já perceberam que sempre que pensamos no que ainda temos a encarar pela frente, tendemos a ser negativos e imaginar que não daremos conta? Cristo nos pede para sermos pacientes, para confiar em Sua graça. Deixemos de lado nosso pessimismo, esse peso extra que nós mesmo colocamos sobre nossos ombros, e lembremos que o Reino de Deus é um reino também de Esperança (1Co 13, 13).

Por fim, lembremos: quando se está em Cristo, nenhuma necessidade nos resta. O Seu amor é plenitude, é tudo que nos basta para viver.


"Uma coisa peço a Javé,
e só esta procuro:
é habitar na casa de Javé
todos os dias de minha vida,
para gozar a doçura de Javé
e contemplar o seu templo."
(Salmo 27)

Um comentário:

  1. Excelente, Ingrid! Belas palavras que vieram bem a calhar no momento! Que o Espírito Santo continue te iluminando! =)

    ResponderExcluir